A cultura do CANCELAMENTO (Olho por olho nos dias de hoje)




Evite as controvérsias tolas e inúteis, pois você sabe que acabam em brigas. Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do Diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade.

2 Timóteo 2:23‭-‬26 NVI


"A cultura do cancelamento é uma forma moderna de ostracismo em que uma pessoa ou um grupo é expulsa de uma posição de influência ou fama devido a atitudes consideradas questionáveis. 

O Ostracismo foi um tipo de punição existente em Atenas, no século V a.C, na qual, o cidadão, geralmente um político, que atentasse contra a liberdade pública, era votado pelos outros cidadãos para ser banido ou exilado, por um período de dez anos

Cultura do cancelamento causa danos ao cancelado e ao cancelador, afirmam psicólogas. ... Especialistas afirmam que a cultura do cancelamento gera impactos mentais tanto em quem é cancelado quando no cancelador. — O cancelamento gera uma sensação de isolamento, e isso impacta a saúde mental"


Hoje temos a cultura do cancelamento. As pessoas estão sempre online, seguindo e acompanhando a vidas dos que expõem a vida na internet, e qualquer, qualquer ratada, é "cancelado", param de seguir, de dar fama, de ouvir, de assistir, é falado mal, xingado, ameaças, ameaçam até suas famílias. Quando a Bíblia diz que o amor de muitos esfriariam, esse tempo já chegou, e as pessoas não percebem, ficam cheias de militância, achando que estão fazendo o correto, mas acabam matando pessoas, se não matam, reduzem ao fracasso essas pessoas. Não tem piedade com ninguém, e tudo é uma moeda de troca, se a pessoa fez um mal, elas massacram aquela pessoa, ela começa a se rebaixar, ter crises de identidade, medo de sair na rua, de se expor, e de se abrir com alguém para pedir ajuda.

"Não tenham piedade. Exijam vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé."

Deuteronômio 19:21 NVI

“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. Mas eu digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra."

Mateus 5. 38 e 39 NVI

"Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso! E, se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.

Mateus 5:43‭-‬48 NVI


O amor, não é uma moeda de troca, quando Jesus disse para amar os nossos inimigos, ele está dizendo que o amor não é uma moeda, onde pagamos quem nos ama, se não nos ama, não merece. Não é assim, Deus faz com que o sol nasça para todos, se até Deus faz isso, pq eu tenho autoridade para não pagá-lo com amor?  A natureza do mundo é o favor, é o olho por olho, mas a minha natureza, natureza de filho do Deus altíssimo, é amor. 

Então logo, não desejo mau algum, mas somente que encontre Jesus, e a justiça, preciso ser ouvido para essas pessoas, preciso ser amor, ela precisa encontra paz e acolhimento ao estar comigo, porque o Espírito habita em mim, e ele é amor e paz.

"Toda a Lei se resume num só mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. Mas, se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, cuidado para não se destruírem mutuamente."

Gálatas 5:14‭-‬15 NVI

Isso inclui você ser amoroso nas redes sociais, evite comentar, compartilhar posts que degradam outras pessoas, curtir, rir de comentários maldosos tanto na net quanto na vida real: ore pelas pessoas que são canceladas dentro e fora da internet, que eles encontrem filhos do Altíssimo pronto para abraçar e conhecer o nosso Jesus que é amor, e que nos molda conforme a vontade dEle que é boa, perfeita e agradável.

"Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo."

João 16.8

OREMOS: Para que o amor seja cada dia mais nossa natureza. Que as pessoas que nos fazem, ou fazem o mal ao próximo, possam conhecer a verdade.