Veja algumas palavras BÍBLICAS e seus SIGNIFICADOS


Veja algumas palavras Bíblicas e seu significados

Na Bíblia existe muitas palavras que nos confundem ou que não sabemos o significado e é meio difícil de ler algumas passagens por conta dessas palavras e para você não sofrer tanto com isso, eu escolhi as palavra mais usadas na Bíblia e no dia-a-dia do Cristão


Aleluia

Mesmo que seja uma das palavras mais usadas, tem gente que não sabe seu significado real.
"Aleluia" é uma expressão de louvor a Deus, que em hebraico, "Haleluyah" quer dizer "Louvem"(Halelu) "ao Senhor"(Yah)

Amém

Amém é uma palavra que todo mundo diz, mas nem todos sabem o seu significado, e muitas das vezes usam em horas inapropriadas, 
Ex.: Todo mundo já viu uma foto de uma criança doente e com a legenda pedindo para comentar "amém".
"Amém" é uma palavra hebraica que quer dizer, "é assim" ou "assim seja". Também pode ser traduzida para "Certamente", "de fato", "com certeza"
Ou seja, quando você comenta a foto da criança dizendo "Amém", você está concordando com o que de fato?
Não seria mais obvio você orar pela vida dela ?

Alfa e Ômega

Certamente você já deve ter ouvido a frase em algum filme "Eu sou Alfa e Ômega", quem já assistiu o filme "Todo Poderoso" lembra.
Alfa é a primeira letra do alfabeto grego; Ômega é a ultima.
 "Eu sou Alfa e Ômega" quer dizer "Eu sou Princípio e o Fim" ou "Eu sou o Primeiro e o Ultimo"

Arcanjo

Arcanjo é um Anjo-Chefe que comanda outros anjos de Deus

Belzebu

Nome dado ao Diabo como chefe dos espíritos maus
Ver : Mateus 12.24

Blasfemar

Quer dizer palavras ofensivas, difamar e magoar
Ver : Salmo 10.3; Mateus 12.31...

Baal

Para os cananeus, o deus da fertilidade 
Ver: 1Reis 18. 1-40; Jeremias 7.9; 11.13

Calvário

Monte onde Jesus foi crucificado e onde eram executados os criminosos condenados a esse tipo de morte.
Esse monte também era chamado de Gólgota

Candelabro

Grande castiçal ou lustre, com vários braços, cada um com sua lamparina 

Cetro

Bastão usado pelos reis como símbolo do seu poder e autoridade

Circuncidar

Cerimônia religiosa em que é cortada a pele, chamada prepúcio, que cobre a ponta do órgão sexual masculino.
A circuncisão quer dizer uma nova natureza, que é livre do poder da natureza pecadora e é obediente a Deus. Cerimônia a qual Deus pediu a Abraão (gn 17) como marca da aliança com o povo dEle, após a morte e ressureição de Cristo não se faz mais necessário, já que este novo selo é o Espirito Santo que habita dentro de nós. (1 cor 6.19)

Concubina

Moça, geralmente pobre, que um homem comprava dos seus pais ou aceitava como pagamento de dívidas ou tomava como prisioneira de guerra.

Diácono, Diaconisa

São pessoas que ajudava nos trabalhos de administração das igrejas e cuidava dos pobres, viúvas e dos necessitados em geral. Também prega o evangelho e ensinava a doutrina cristã

Dízimo

A décima parte do salário, ( que naquela época era a décima parte das colheitas como dos animais) que é ofertada a Deus para a manutenção do templo e etc... (malaquias 3)

Dom

Capacidade ou talento que o Espírito Santo concede ao povo de Deus para uso no serviço de Deus em favor dos outros, a qual Ele escolhe por sua própria vontade.

Fariseu 

Membro de um dos principais grupos religiosos dos judeus. Os fariseus seguiam rigorosamente a Lei de Moisés e as tradições e os costumes dos antepassados. Acreditavam na ressurreição e na existência de seres celestiais.

Filho de Davi

Título ou nome que os israelitas davam ao Messias que esperavam. Ele seria descendentde Davi e viria para ser rei como Davi tinha sido

Filho do Homem

Título que Jesus usava para si mesmo como o escolhido de Deus para ser o Salvador. Esse título se refere á condição humilde de Jesus e também á sua futura glória


 Hosana

Você já deve ter ouvido a musica " Hosana! Hosana! Salva-me Senhor, Salva-me Senhor"
"Hosana" em hebraico quer dizer "Salva agora"

Levita

Os levitas, descendentes de Levi, da tribo, ajudavam os sacerdotes nos serviços da Tenda Sagrada, tabernáculo

Messias

O Salvador prometido no Antigo Testamento. Messias (hebraico) é o mesmo que Cristo (grego) e quer dizer "Ungido" 

Nardo

Planta cujo caule e raízes se prepara um perfume muito caro

Parábola

Geralmente história curta ou comparação baseada em fatos verdadeiros com o fim de ensinar lições a respeito do Reino de Deus, sabedoria ou moral

Profecia

Mensagem de Deus a respeito de coisas do passado, do presente e do futuro, anunciada por um Profeta ou Profetisa 

Santificar

Entre os israelitas, separar pessoas (sacerdotes), ou coisas ( animais, roupas, dias) para uso religioso.
Antes de uma batalha os soldados eram Santificados, isto é, passavam por uma cerimônia religiosa de purificação. Hoje ser santo, é ser separado do mundo e santo com Jesus

Sinagoga

Casa de oração dos judeus, a mensagem cristã se espalhou entre os judeus através das sinagogas, nelas adultos e crianças adoravam a Deus, oravam e estudavam as Escrituras Sagradas

Sinete

Rolo pequeno, medalha ou anel gravado em alto-relevo. Era uma espécie de carimbo 

Ungir

Pôr azeite na cabeça de uma pessoa a fim de separá-la para um serviço especial. 

Videira

Planta que produz uvas

Fonte: Dicionário Bíblico - Bíblia do Jovem NTLH